Em um mercado tão digital, já não é mais novidade para ninguém que as habilidades de um programador são extremamente requisitadas, não é mesmo? O “x” da questão é que, se você quer conquistar o seu espaço no mercado e se tornar um desenvolvedor de sucesso, é fundamental melhorar suas habilidades de forma contínua. Entre os diferentes meios de fazer isso, o famoso ChatGPT pode ser um grande aliado.

Com o advento da inteligência artificial (IA) e todo o sucesso do ChatGPT, a tecnologia se consolida como uma grande aliada no processo de aprendizagem de profissionais nos mais diferentes segmentos. E não é diferente na programação! Esse recurso pode facilitar o esclarecimento de muitos assuntos, o entendimento de conceitos técnicos, resolução de problemas, revisão de códigos, entre outras possibilidades que podem otimizar o desenvolvimento de projetos.

Neste artigo, queremos te mostrar como o ChatGPT pode ser útil no desenvolvimento de novas habilidades na programação. Boa leitura!

O que de fato é o ChatGPT?

 

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. De forma básica, é uma inteligência treinada em um vasto conjunto de dados para entender e gerar texto em diversos cenários.

O ChatGPT se destaca por sua capacidade de processar e gerar texto de alta qualidade. Ele é pré-treinado em grandes quantidades de texto de fontes diversas, como livros, artigos, sites e outras fontes disponíveis na internet.

Isso é incrível, não é? Que tal se o próprio ChatGPT te explicar melhor?

 

 

Desde que o ChatGPT foi criado ele tem sido usado para facilitar muitas tarefas, como por exemplo: suporte a clientes, pesquisas, criação de conteúdos, elaboração de planejamentos, tradução, interpretação, análise de dados,  recomendações estratégicas, aprendizado e muito mais.

Enfim, que tal vermos como isso pode funcionar na programação?

 

Como um programador pode melhorar suas habilidades usando o ChatGPT?

 

Resolvendo problemas

 

A habilidade de resolver problemas é uma das skills mais importantes e requisitadas de um desenvolvedor. Durante um projeto ou diante de um desafio, você pode usar o ChatGPT para obter insights valiosos na solução de um problema. 

Na inteligência artificial, você pode explicar o problema usando o maior número de detalhes possíveis. Depois de contextualizar, solicite ao chat sugestões e abordagens diferentes para solucionar a situação. Dessa forma, a tecnologia te ajudará a olhar por perspectivas diferentes e, de repente, encontrar uma nova solução. A interação com o ChatGPT e a oportunidade de olhar para o problema de diferentes formas te ajudarão no aperfeiçoamento dessa habilidade.

 

Aprendendo mais sobre linguagens

Outra possibilidade para programadores é perguntar ao ChatGPT sobre conceitos de programação, sintaxe, estruturas de dados, algoritmos, entre outros. Isso pode ajudar a solidificar seu entendimento e esclarecer dúvidas específicas.

Para se ter ideia, o tráfego no StackOverflow, biblioteca de perguntas e respostas sobre desenvolvimento e programação, caiu consideravelmente com o lançamento do ChatGPT.

Segundo dados da Semrush, o tráfego na plataforma, para Devs tirarem dúvidas com especialistas, diminuiu quase 50% desde o lançamento do ChatGPT.

Ou seja, é cada vez mais evidente que o ChatGPT está se tornando a alternativa preferida de desenvolvedores de todos os níveis.

Vale pontuar que, quando você faz perguntas específicas sobre programação para o chat, ele pode te fornecer explicações detalhadas e até mesmo dar exemplos de código para ilustrar os conceitos.

 

Se atualizando sobre novas tecnologias, frameworks e tendências

 

Como você já pôde perceber, o ChatGPT pode ser uma fonte valiosa de informações sobre programação, principalmente no que se refere a novas tecnologias, frameworks, bibliotecas, entre outras ferramentas.

Você pode usar a ferramenta para entender melhor determinadas tendências, comparar soluções e expandir seu conhecimento sobre os mais diferentes frameworks. 

Por exemplo: se você está interessado em aprender sobre um framework JavaScript, pode perguntar ao ChatGPT sobre as principais características, casos de uso recomendados ou diferenças em relação a outras opções disponíveis.

"Quais são as principais diferenças entre React e Angular?" ou "Quando devo usar Vue.js em vez de React?"

 

Melhorando a documentação

 

Em alguns casos, a documentação de uma biblioteca pode ser confusa ou insuficiente. Você pode pedir esclarecimentos específicos ao ChatGPT, como "Como faço para autenticar com o Firebase usando o SDK JavaScript?" ou "Você pode fornecer um exemplo de código para enviar uma solicitação HTTP com a biblioteca Axios em Node.js?" O ChatGPT pode ajudar a esclarecer a documentação existente ou fornecer exemplos de código mais específicos.

 

Escrevendo códigos mais limpos

 

O ChatGPT também pode fornecer orientações sobre boas práticas de programação, como organização de código, eficiência, design de interfaces, entre outros aspectos. Isso pode ajudar a aprimorar suas habilidades de programação e escrever um código mais limpo e de melhor qualidade.

Você pode pedir recomendações ao ChatGPT, como por exemplo: "Quais são algumas boas práticas para escrever código Python mais legível?" ou "Como posso otimizar a performance de um algoritmo de pesquisa?". A inteligência pode oferecer dicas sobre nomenclatura de variáveis, estruturação de funções, uso adequado de estruturas de dados e técnicas de otimização.

É importante sempre lembrar que o ChatGPT é uma ferramenta que pode fornecer informações úteis, mas é essencial sempre verificar e validar as informações que encontrar. Utilize o ChatGPT como um recurso adicional, combinando-o com estudo, prática e interação com outros programadores para aprimorar suas habilidades.

De modo geral, o ChatGPT pode ser um grande aliado para melhorar as habilidades de programação de um desenvolvedor. Ao interagir com o chat, os desenvolvedores têm a oportunidade de obter insights valiosos, aprender novos conceitos e aperfeiçoar suas skills de forma contínua.

Na Arnia, você aprende a construir software com quem sabe fazer e ensinar. Aqui temos uma cultura de aprendizagem contínua e estamos sempre compartilhando ferramentas, práticas e insights valiosos para os alunos.

Se interessa em saber mais sobre como a Arnia prepara novos Devs para o mercado? Clique aqui e fique por dentro. Temos uma opção especial para quem deseja aprender programação e migrar para o setor.