Você sabia que a demanda por desenvolvedores com a habilidade de resolução de problemas é crescente? É comum que muitas pessoas tendem fugir ou evitar problemas complexos, entretanto, a programação requer que o profissional tenha a habilidade necessária para transformar problemas em novas soluções. Isso é muito valorizado pelo mercado.

Quando falamos de programação nos referimos ao ato de criar soluções para problemas diversos. Por isso, não dá simplesmente para fugir dessa realidade e desenvolver cada vez mais essa habilidade é o melhor caminho. 

Tem interesse em desenvolver mais essa soft skill? Não se preocupe. Criamos este conteúdo especialmente para te ajudar. Continue a leitura.

Identifique e entenda o problema

Certa vez, Albert Einstein disse que se tivesse um problema, passaria mais tempo entendendo o problema do que pensando em como resolvê-lo. Isso acaba se tornando uma realidade muito comum no dia a dia de um programador. Muitas vezes, um problema leva horas para ser compreendido e alguns minutos para ser resolvido.

Tudo passa pela compreensão da situação. Muitos problemas acabam ficando muito tempo sem solução por não receberem o foco e a atenção o suficiente. Não é fácil visualizar a verdadeira face de uma barreira, mas reserve sempre um tempo para você ou sua equipe pensarem nela antes de tentarem resolvê-la.

Isso permitirá que você olhe para a situação com um olhar mais amplo e enxergar quais aspectos podem ser trabalhados para uma solução viável. Pergunte-se por exemplo: o que de fato está errado? Quando esse problema apareceu? O que pode ter desencadeado isso? Este é o momento de colocar a cabeça para funcionar antes mesmo do que as mãos.

Se o desenvolvimento de um código deu errado, por exemplo, é interessante investigar todos os códigos anteriores para saber se um problema anterior não desembocou em um segundo problema. É daí que poderá sair uma solução adequada.

Foque na raíz do problema 

Muitos desenvolvedores ficam tão preocupados com os sintomas do problema que acabam se esquecendo da raíz dele. É possível tratar esses sintomas até que a solução apareça, mas é indispensável focar na raíz. Quando o seu foco está na causa principal do problema, além de solucioná-lo, é possível até mesmo evitar que ele aconteça novamente.

Focar na natureza de um desafio também te ajudará a escolher as ferramentas e os recursos corretos para superá-lo.

Planeje e seja criativo na solução

Depois de identificar um problema de programação e analisar suas causas, é importante planejar quais atitudes serão tomadas para que ele seja solucionado. Se o problema foi mais complexo e envolver diferentes etapas de um processo de desenvolvimento, é fundamental criar um plano de ação definindo não só as tarefas que serão executadas, mas também as pessoas envolvidas no projeto.

Além disso, busque ser criativo na hora de solucionar problemas no desenvolvimento de softwares. Se precisar, faça uma pausa e pense de um ponto de vista diferente do que causou o problema. Neste momento, se tiver mentores ou líderes mais experientes para ajudá-lo, não hesite em consultá-los para validar suas ideias. Isso será fundamental no seu crescimento como programador.

Trabalhe outras soft skills

Já falamos outras vezes aqui no blog sobre a importância das soft skills no dia a dia de um programador e sobre como essas competências vêm sendo buscadas pelo mercado. Essas habilidades comportamentais vão além de todo o conhecimento técnico que envolve códigos, linguagens e tecnologias.

De forma objetiva, podemos afirmar que as competências comportamentais facilitam o desempenho de um programador no desenvolvimento de softwares e no relacionamento com a equipe de trabalho. Não seria diferente com a resolução de problemas!

Habilidades como inteligência emocional, comunicação, liderança, organização, trabalho em equipe e criatividade, por exemplo, podem facilitar e muito a solução de problemas. É como se uma competência ajudasse o crescimento da outra.
 

Se prepare para o mercado de programação


Enfim, diante de tantos desafios e de um mercado cada vez mais competitivo, tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais são importantes. E, neste contexto, melhorar sua capacidade para resolver problemas na programação pode ser um diferencial importante na sua carreira.

É por isso que além de ensinar programação de forma didática, prática e focada, a Arnia também se preocupa com o desenvolvimento das competências comportamentais de seus alunos.

O foco da nossa escola é de fato te preparar para o mercado de trabalho, para que você responda com eficiência às demandas técnicas e também comportamentais.

Em outras palavras, o curso da Arnia é completo porque pensa no seu crescimento dentro do mercado de programação. Além disso, oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de estudar primeiro e pagar depois, somente quando os mesmos estiverem trabalhando e recebendo no mínimo R$ 2.500 reais por mês.

Em até 12 meses você poderá se tornar o profissional desejado pelo mercado. Clique aqui e saiba mais.