Quando chega o fim de um ano, começam especulações e discussões sobre as principais novidades para determinado setor no ano seguinte. No mundo da tecnologia não é diferente. Se você trabalha ou está interessado em migrar para a área tech, não perca a oportunidade de conhecer as tendências do segmento.

O mundo da programação e da tecnologia envolve diversas inovações, métodos e linguagens. Novidades surgem todos os dias para impactar o desenvolvimento de softwares e o mercado digital.

Diante disso, já sabe o que esperar da TI e do universo da programação em 2023? Se estiver desatualizado, não se preocupe. Criamos um conteúdo especialmente para falar das tendências de programação para o próximo ano. Fique de olho!

Metaverso

Podemos entender o metaverso como um espaço compartilhado virtual 3D coletivo, criado pela convergência de realidade física e digital virtualmente aprimorada. Além disso, é persistente, proporcionando experiências imersivas aprimoradas. De acordo com o Gartner, existe a ideia de que um metaverso completo seja independente de qualquer dispositivo e que ele não será de propriedade de um único fornecedor.

A tendência é que o metaverso tenha uma economia virtual própria, habilitada por moedas digitais e tokens não fungíveis (NFTs). Até 2027, analistas estão prevendo que mais de 40% das grandes instituições em todo o mundo estarão usando uma combinação de Web3, Nuvem, Realidade Aumentada (RA) e Gêmeos Digitais em projetos baseados em metaversos destinados a aumentar a receita.

Superapps

Basicamente, um “superapp” integra os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software. Além de possuir seu próprio conjunto de funcionalidades, também fornece um ambiente ideal para terceiros desenvolverem e publicarem seus próprios miniaplicativos. O Gartner prevê que até 2027 mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de diferentes superapps.

Mesmo que a maioria dos exemplos de superapps sejam de aplicações móveis, o conceito também pode ser aplicado a aplicativos para desktop, como o Microsoft Teams e o Slack.

Inteligência Artificial Adaptável 

Os sistemas de Inteligência Artificial Adaptáveis buscam treinar continuamente os modelos e aprender em ambientes de tempo de execução e desenvolvimento com base em novos dados.  A ideia é que possa se adaptar rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real que não estavam previstas ou disponíveis durante o desenvolvimento inicial.

Esses sistemas usam feedback em tempo real para mudar seu aprendizado dinamicamente e ajustar as metas. Isso deixa eles adequados para operações em que transformações rápidas no ambiente externo ou objetivos corporativos em constante atualização exijam uma resposta otimizada.

Plataformas de Nuvem do setor

As Plataformas de Nuvem do setor oferecem uma combinação de:

  • software como serviço (SaaS);
  • plataforma como serviço (PaaS);
  • infraestrutura como serviço (IaaS);

O objetivo é que essa combinação forneça conjuntos de recursos modulares específicos da área para dar suporte a casos de uso de negócios específicos.

As organizações podem utilizar as ferramentas das plataformas de Computação em Nuvem de setor como blocos de construção para compor iniciativas de negócios digitais exclusivas e diferenciadas, proporcionando agilidade, inovação e tempo reduzido de lançamento no mercado, evitando os atrasos.

Javascript

Quando falamos de programação, apesar de Javascript não ser uma linguagem nova, ela é uma das mais utilizadas. A tendência é que o seu uso aumente cada vez mais, seja por conta de sua versatilidade ou pela adaptabilidade.

JavaScript é uma linguagem de programação considerada de alto nível e, desde a sua criação, segue recebendo diversas funções e aplicações diferentes. Com isso, a linguagem se torna cada vez mais versátil e completa. Atualmente já é possível usar JavaScript para criar aplicativos Desktop e Mobile, indo além de aplicações baseadas em navegadores e web.

Vale lembrar que, para ingressar na área de programação, aprender JavaScript e poder colocar essa linguagem no currículo é muito importante. Segundo o relatório da empresa Stack Overflow, realizado em 2020, JavaScript é a linguagem de programação mais popular do mundo. Para termos ideia do que isso significa, sites gigantes como Youtube e Google utilizam JavaScript como linguagem front-end.

O que fazer para aprender a programar?

Se você deseja se tornar programador, saiba que na Arnia, em 12 meses você estará pronto para ser inserido no mercado. Em nosso curso, focamos em JavaScript, para que o aluno domine essa linguagem e aprenda de fato a desenvolver um software de ponta a ponta. Além disso, trabalhamos no desenvolvimento de soft skills (habilidades comportamentais) e ensinamos programação com foco, imersão e intensidade.

E se você não tem dinheiro em mãos para investir nos seus estudos, na Arnia você pode estudar primeiro e pagar depois, somente depois de estar trabalhando e ganhando no mínimo R$ 2.500 por mês. Clique aqui e se inscreva para saber mais.