Muitas pessoas diziam que aprender programação era uma excelente escolha para o futuro, mas acontece que esse futuro chegou. Empresas de diferentes portes e segmentos sentem na pele a necessidade de investir em tecnologia para se manterem competitivas. Nesse contexto, o papel do desenvolvedor é visto de forma cada vez mais valiosa no mercado.

Além de servir para desenvolver softwares e soluções tecnológicas, a programação pode ajudar de diferentes formas, seja para trabalhar seu raciocínio lógico, descomplicar tarefas ou criar soluções com maior agilidade.

Mais do que benefícios como esses, a programação também se tornou sinônimo de oportunidade para quem está insatisfeito em outras áreas e busca uma transição de carreira. Mas a pergunta é: por quais motivos?

Que tal falarmos um pouco a respeito disso? Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens de aprender programação.

Mercado cheio de oportunidades

É até difícil começar por outro motivo, afinal, existe tanta demanda por desenvolvedores no mercado que já se tornou ver pessoas comentando sobre vagas e oportunidades. Com o processo de digitalização das empresas, o investimento em desenvolvimento de softwares não para de aumentar. Dessa forma, a demanda por profissionais da área acaba sendo consideravelmente maior do que o número de especialistas disponíveis.

Esse cenário deixou a busca por bons programadores acirrada. Para conseguir recrutar desenvolvedores, as empresas precisaram oferecer condições de trabalho cada vez mais satisfatórias, assim como boas remunerações, benefícios atrativos e flexibilidade.

Em outras palavras, podemos afirmar que o mercado de TI para programadores oferece muitas oportunidades excelentes. Cabe aos profissionais se prepararem cada vez mais para as vagas e terem foco, afinal, aprender programação e se inserir no mercado de TI envolve esforço e dedicação.

Maior habilidade para resolver problemas

O dia a dia de um programador envolve criatividade e agilidade para solucionar problemas. Desenvolver essa habilidade é algo que faz parte dos desafios da área e pode impactar positivamente em toda a sua trajetória profissional.

Vale a pena ressaltar que tomar decisões e solucionar problemas é útil não só para uma carreira de programador, mas também em outros desafios do dia a dia. Além de desenvolver essa soft skill, um programador aprende a pensar na experiência do usuário, ou seja, em como as soluções propostas impactarão a vida das pessoas. E nem precisamos dizer que características como essa são muito bem valorizadas no mercado.

Estímulo da criatividade

Se a rotina de um programador envolve solucionar problemas, a criatividade passa a ser um recurso precioso. A programação abre as pessoas para um mundo de novas possibilidades. Por isso, ao estudar tecnologia, é bem comum que você estimule sua criatividade.

Para Albert Einstein, a imaginação é mais importante que o conhecimento. E a programação é um dos meios possíveis de transformá-la em realidade e fazer a diferença no mundo. Por isso, quando você estuda programação, você não aprende apenas a codificar. Podemos dizer que quanto mais você praticar mais estará estimulando sua criatividade.

Trabalhe de onde quiser para qualquer lugar

É importante lembrar que a programação não é uma área limitada por desafios geográficos ou de logística. Atualmente, grande parte das vagas são de trabalho em home office. A tecnologia permite que você trabalhe remotamente, de qualquer lugar para qualquer lugar.

Por isso, programadores que se desenvolvem e se preparam de forma efetiva para o mercado conseguem oportunidades até mesmo em empresas de fora do país.

É claro que cada vaga de trabalho terá suas especificações, mas o que queremos ressaltar aqui é a grande flexibilidade que existe nesse setor. Quando você aprende programação, você pode encontrar demandas tanto na sua cidade quanto do outro lado do país e até do mundo.

Para quê aprender programação?

Um programador pode trabalhar em diferentes tipos de demandas, como por exemplo:

Desenvolvimento web

Atualmente, dificilmente você verá uma empresa sem um site, blog, ou algum sistema online para apoiar seus processos. Tudo isso passa pelas mãos de um programador.  

Automação

Quando lemos algum conteúdo a respeito de gestão empresarial, certamente vamos nos deparar com a ideia de algum processo automatizado. A ideia de automatizar tarefas usando tecnologia também é fruto da programação e é uma das tendências mais implementadas do mercado.

Criação de aplicativos

O desenvolvimento de aplicativos envolve uma demanda enorme, até mesmo por conta da popularidade dos dispositivos móveis. A exigência do mercado por novos aplicativos é constante e, por isso, cada vez mais programadores são requisitados para responderem a essa carência.

Onde aprender programação de forma efetiva?

Na hora de aprender programação, não existe o melhor ou o pior método. Mas dependendo do seu objetivo, é necessário ter atenção a alguns detalhes.

Se o seu interesse, por exemplo, é aprender programação com foco e imersão para rapidamente começar a trabalhar no mercado, é ideal optar por cursos que vão te preparar para as demandas existentes lá fora.

Este, inclusive, é o principal objetivo da Arnia. Ensinamos nossos alunos a desenvolverem softwares de ponta a ponta, e preparamos todos para que dentro de um período de 12 meses estejam aptos para trabalharem e viverem de programação. Temos uma metodologia fantástica que permite que o aluno viva intensamente o curso e desenvolva até mesmo habilidades comportamentais valorizadas pelo mercado.

Saiba que na Arnia, você também pode estudar primeiro e pagar depois. Clique aqui para saber mais sobre o nosso curso de programação e dê o primeiro passo para sua transição de carreira.