Já parou para pensar sobre o quanto os aplicativos impactam no nosso dia a dia? É fantástico ver como os apps facilitam a execução de tarefas e tornam a nossa rotina muito mais fácil.

Com a tecnologia mobile em alta no mundo todo, a demanda por programadores não para de crescer. Com isso, ser um desenvolvedor de aplicativos virou uma excelente opção para pessoas que buscam uma transição de carreira bem sucedida. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela GeekHunter, a demanda por desenvolvedores de aplicativos cresceu 600% até setembro de 2021.

Se esta profissão já despertou o seu interesse e você deseja saber mais sobre como é possível se tornar um desenvolvedor de aplicativos, não se preocupe. Criamos este conteúdo especialmente para te dar mais detalhes sobre essa carreira. Continue a leitura.

Quais são as habilidades de um desenvolvedor de aplicativos?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a área de programação envolve diferentes profissionais, seja desenvolvedores, engenheiros de software, analistas, UX designers, entre outros.

Basicamente, os desenvolvedores são responsáveis pela construção do software, ou seja, por toda a codificação do sistema. Em outras palavras, os Devs botam a mão na massa e são mais do que necessários para o desenvolvimento de soluções digitais.

A partir do momento em que você se torna um desenvolvedor, você passa a se especializar em diferentes linguagens e nichos de programação. Nesse sentido, muitas pessoas optam por se especializarem no desenvolvimento mobile. Mas, o que de fato esses profissionais fazem e quais são as suas habilidades?

Podemos dizer que o desenvolvedor de aplicativos é o especialista que planeja, cria, implementa e pensa estrategicamente soluções para dispositivos móveis. Em outras palavras, o dev de aplicativos pode se envolver desde o processo de codificação até a resolução de problemas.

O desenvolvedor de aplicativos trabalha juntamente com especialistas de UX, ou seja, experiência do usuário. Afinal, a ideia é que o app seja criado para responder de forma eficiente as necessidades do usuário. Em outras palavras, é o usuário quem define se um aplicativo é bom ou não. Por isso, o dev trabalha em conjunto com o time para deixar a solução mais adequada possível.

Normalmente, é importante que o desenvolvedor de app:

  • Saiba trabalhar com as linguagens de programação necessárias;
  • Trabalhe bem em equipe;
  • Entenda as reais necessidades do usuário;
  • Promova testes e garanta a usabilidade e a qualidade da ferramenta;
  • Entenda as estruturas e a configuração arquitetônica do app que está desenvolvendo;
  • Conheça metodologias ágeis usadas em projetos de software; entre outras atribuições.

Por conta dessas responsabilidades, é comum que ao longo da carreira o desenvolvedor mobile desenvolva algumas características e até mesmo aperfeiçoe soft skills valiosas para a programação.

Muitos desenvolvedores que estudam essa área acabam se tornando profissionais curiosos e atualizados em relação ao mercado e a necessidade das empresas. Além disso, possuem conhecimento de novas tecnologias e criam expertise para pensar na experiência do usuário.

Como se tornar um desenvolvedor de aplicativos? 

Profissionais que desejam se tornar desenvolvedores de aplicativos normalmente seguem dois caminhos. Um deles é o da graduação ou pós-graduação em cursos de Tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Outra possibilidade é começar a atuar na área por meio de cursos que te ensinam a programar e te prepararam para os desafios desse mercado.

Na Arnia, você aprende programação em 12 meses, com professores capacitados e metodologias extremamente eficazes. Além de ensinar o aluno a programar (desenvolver um software de ponta a ponta) com aulas presenciais e online, nos importamos com a inserção desse profissional no mercado de trabalho.

Dessa forma, todo o nosso curso é pensado para te preparar para o mercado de programação. Você aprenderá tecnologias, métodos e linguagens como Java Script, que serão essenciais na sua carreira como Dev de aplicativos.

Como a Arnia pensa em você, ainda trabalhamos com o modelo “estude agora e pague depois”, em que você só paga quando estiver trabalhando e ganhando o mínimo de R$2.500 por mês. Incrível, não é mesmo?

Não desperdice essa oportunidade. Clique aqui agora mesmo e saiba como a Arnia pode te ajudar a dar o primeiro passo para se tornar um programador de sucesso.