Com o desenvolvimento da tecnologia, a programação se torna cada vez mais importante para garantir que as empresas sigam de forma competitiva no mercado e atendam seus clientes da melhor forma. Nesse cenário, ingressar em um curso de programação e se tornar desenvolvedor apareceu como uma grande oportunidade de carreira para quem está em busca de maior autonomia, flexibilidade e boa remuneração no trabalho.

Aprender a desenvolver, seja em um curso ou escola de programação, é um desafio, mas também pode ser apaixonante. Por isso, cada vez mais pessoas migram para o setor de TI e desenvolvimento de softwares. Tornar-se um programador de sucesso não é uma jornada fácil. Requer dedicação, habilidade técnica e uma estratégia inteligente para destacar-se em um campo tão competitivo. 

Por isso, pensamos neste conteúdo, onde exploraremos três passos essenciais que podem guiar aspirantes a programadores em direção ao sucesso. Continue a leitura e fique de olho nessas dicas.

Pratique constantemente

Nenhum talento surge sem prática constante. Para aspirantes a programadores, isso significa dedicar horas consistentes ao aprimoramento de suas habilidades de codificação. A prática não apenas fortalece o domínio das linguagens de programação, mas também aprimora a resolução de problemas e a capacidade de pensar de forma algorítmica.

Isso pode parecer um discurso romantizado, mas a verdade é que praticar vai te deixar cada vez mais preparado para desafios e demandas que virão do mercado. Por isso, é crucial não se limitar à teoria. Ler livros, assistir aulas, acompanhar demonstrações, participar de workshops, ver documentários, entre outras práticas, é muito importante. Entretanto, vale ressaltar que nada substitui a prática. É colocando a mão na massa e praticando que você irá fixar e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Até mesmo depois de concluir um curso de programação, por exemplo, você terá que lidar constantemente com novas tecnologias, metodologias e linguagens de programação. Sendo assim, a prática será sempre o caminho para que você desenvolva diferentes expertises e habilidades. 

Como solução, você pode, por exemplo, participar de desafios de programação online, colaborar em programas trainee, realizar exercícios práticos e se engajar em projetos reais sempre que tiver oportunidade.

Trainee: desenvolva projetos reais

Os projetos de trainee oferecem uma ponte vital entre o conhecimento teórico e a experiência prática. Engajar-se em projetos reais não apenas consolida o aprendizado, mas também oferece a oportunidade de trabalhar em equipe, compreender os processos de desenvolvimento de software e ganhar visibilidade no mercado.

Ao colaborar em um projeto real, além de poder colocar suas habilidades em prática, é uma oportunidade para você construir portfólio e não chegar ao mercado “sem projeto” para mostrar. 

Pensando nisso, a Arnia, escola de programação em BH (Belo Horizonte-MG), oferece um curso de programação com aulas práticas e teóricas. A escola conta com sua própria fábrica de software, oferecendo oportunidades de trainee para seus alunos. Tudo isso com excelentes professores e muita mão na massa.

Invista em Marketing Pessoal no LinkedIn

Depois de aprender a desenvolver em um curso de programação, além de praticar bastante, um aspecto que não pode ser negligenciado é o Marketing Pessoal. Vale lembrar que, sabendo programar, você precisa despertar o interesse do mercado e conquistar o seu lugar.

Sendo assim, é crucial investir na construção de uma forte presença online, especialmente no LinkedIn, para ingressar em boas vagas e bons projetos. Uma presença ativa nesta plataforma pode abrir portas para oportunidades de emprego, conexões com profissionais do setor e o compartilhamento de conhecimento.

Ou seja, nada de deixar seu perfil desatualizado. Se apresente como programador, seja específico, fale sobre assuntos relevantes para o segmento, escreva artigos e faça o que puder para deixar o seu perfil cada vez mais atrativo aos olhos de recrutadores.

 

Para Márcio Silva, CEO da Arnia, escola de programação em BH, é muito valioso atrelar o seu perfil no LinkedIn a um projeto que tenha participado. Se for necessário, crie um projeto ou uma solução do zero e demonstre que você trabalha ou trabalhou nesse projeto. Se você for para o mercado como um Dev Júnior, isso pode fazer muita diferença a seu favor.

Trabalhe o seu networking

Network é outro aspecto fundamental para um desenvolvedor de software se inserir no mercado após aprender programação. É importante usar redes como o LinkedIn para se conectar com pessoas do setor, como citamos anteriormente.

O CEO da Arnia, Márcio Silva, deixa uma dica importante quando o assunto é networking: coloque na sua rede, todos os dias, três recrutadores e três profissionais de TI. Faça isso todos os dias e engaje com essas pessoas. Assim, sua rede estará mais inclinada a te indicar em uma vaga, por exemplo.

Pense que, se você deseja ser um programador de sucesso, tenha conexões com profissionais de sucesso na área. Além do linkedIn, você pode participar de fóruns, comunidades e bate-papos com o intuito de trocar experiências e ao mesmo tempo construir boas relações no segmento.

Por fim, não se esqueça: tornar-se um programador de sucesso requer mais do que apenas habilidades técnicas de codificação. É uma jornada que exige compromisso com a prática constante, participação em projetos práticos, desenvolvimento de competências comportamentais, networking e uma estratégia inteligente de marketing pessoal.

Ao seguir esses passos, acreditamos que estará no caminho certo para construir uma carreira de sucesso na programação.

Deixamos aqui no blog, um conteúdo específico para te ajudar a escolher a melhor escola de programação. Se você deseja ingressar no setor de TI, não deixe de acessar esse material.

Se você deseja conhecer a Arnia (escola de programação), saber como funcionam as aulas práticas, teóricas, a fábrica de software e todo o projeto de trainee, clique aqui para entrar em contato.