Para quem não é programador, uma tela preta cheia de códigos pode assustar. Porém, mesmo sendo uma área com alto grau de complexidade, aprender a programar se tornou uma das principais alternativas para quem busca sucesso profissional ou transição de carreira. 

Nesse cenário, depois de decidirem ingressar na área, é comum as pessoas quererem saber por onde ou por qual linguagem de programação começar. Antes de responder qualquer questão a respeito, é importante deixar claro que toda linguagem de programação requer esforço e dedicação para ser compreendida.

Além disso, se você pretende ingressar na área da tecnologia, deve pensar sobre quais caminhos você quer trilhar no setor. Isso com certeza pode impactar nas suas escolhas. Independente de tudo, aprender programação envolve um processo de aprendizagem gradual e contínuo que requer o seu foco.

O que é uma linguagem de programação?

 

Antes de falar sobre qual linguagem de programação pode ser a ideal para iniciantes, que tal relembrar ou aprender sobre o que de fato significa esse tipo de linguagem? Afinal, o mundo da tecnologia recebe pessoas novas todos os dias e você pode ser o próximo.

Basicamente, da mesma forma que usamos linguagens verbais ou corporais para nos comunicarmos e instruirmos as pessoas, a linguagem de programação é o meio que usamos para comunicar e instruir os computadores. Em outras palavras, usamos a linguagem de programação para dar comandos ao computador para que o mesmo execute alguma tarefa.

É importante dizer que as linguagens de programação também possuem seus próprios vocabulários e regras gramaticais para desenvolver essas instruções. Podemos dizer que é a maneira que encontramos de falar a língua do computador. E, do mesmo modo que existem diferentes idiomas no mundo, também há diversas linguagens de programação no mundo da tecnologia. Umas são mais simples de aprender, outras são mais complexas.

Vale a pena deixar claro que, para aprender a programar, não basta considerar apenas a complexidade envolvida na aprendizagem da linguagem. É importante pensar em quais caminhos você quer seguir, o que o mercado mais exige, qual possibilidade irá abrir mais portas, entre outras variáveis.

Foco em uma linguagem de programação

 

Como afirmamos acima, existem muitas linguagens de programação, como Python, Java, PHP, CSS, C#, C++ e C, por exemplo. Diante de um enorme leque de possibilidades, muitas pessoas se perdem ao tentar aprender o maior número de linguagens possíveis, sem buscar profundidade em no mínimo uma.

O que recomendamos para novos estudantes de programação é que busquem focar em uma linguagem até que possam dominá-la. Para desenvolver um software de ponta a ponta, temos JavaScript, por exemplo, como uma linguagem com muita oportunidade de mercado. Por ser uma linguagem popular, aprender JavaScript pode ser uma excelente janela para entrar no mercado e futuramente construir novos aprendizados.

Dominando uma única linguagem, você pode aprender outras ao longo do tempo com menos dificuldade. Querer aprender todas as linguagens de uma única vez pode te deixar preso no mesmo lugar. Já conhecer profundamente uma linguagem é um passo fundamental para atender demandas no mercado e começar a construção do seu portfólio. Esse conhecimento profundo é muito mais valorizado pelas empresas.

O que estudar no início?

 

Para quem está interessado em ingressar no mercado de TI e viver de programação, aqui na Arnia recomendamos o JavaScript como linguagem inicial. Vale lembrar que não existe uma regra no mercado, como por exemplo, “comece com essa ou comece com aquela”. Porém, entendemos que colocar JavaScript no currículo e aprender de fato a trabalhar com esta linguagem é um enorme passo no processo para se tornar um programador. 

De acordo com o relatório da empresa Stack Overflow, realizado em 2020, JavaScript é a linguagem de programação mais popular do mundo. Para termos ideia do que isso significa, sites gigantes como Youtube e Google utilizam JavaScript como linguagem front-end.

Além disso, no setor de TI, a demanda por pessoas que programam em JavaScript não para de crescer. Isso acontece porque a procura por profissionais dessa área é maior do que a quantidade de pessoas capacitadas para ocupar vagas.

Enfim, existem ainda outros fatores considerados pelo mercado que mostram o porquê de aprender JavaScript, como:

  • Muitas oportunidades de trabalho no mercado;
  • Maior diversidade de frameworks disponíveis;
  • Comunidade de programadores JavaScript ativa e engajada;
  • Linguagem que não para de crescer;
  • Sites e sistemas de sucesso, no mundo todo, são desenvolvidos em JavaScript.

Onde aprender

Aprender programação é uma excelente alternativa para quem deseja impulsionar a carreira ou passar por uma transição. O mercado, de fato, oferece muitas vagas e os salários são verdadeiramente atrativos.

Aqui na Arnia, nosso curso de programação é focado em JavaScript e possui uma metodologia voltada para te preparar para os desafios e oportunidades do mercado. 

Não somos simplesmente uma “escola de programação”, mas também especialistas no desenvolvimento de softwares e em ensinar a desenvolver softwares. Na Arnia, temos uma metodologia que agrega valor ao aluno enquanto ele estuda e o prepara para todos os desafios que o mercado irá propor.

Se você deseja se tornar um programador de sucesso, mas está sem dinheiro para investir neste exato momento, não se preocupe. Na Arnia é possível estudar primeiro e pagar depois! Você só paga quando estiver trabalhando e recebendo no mínimo R$ 2.500,00 por mês. Clique aqui agora mesmo para saber como aproveitar esta oportunidade.