Se você já iniciou sua carreira na programação, certamente já se perguntou ou foi questionado sobre qual o nível de experiência que você se encaixa. É importante ter essa definição bem clara principalmente na hora de elaborar um currículo ou de se candidatar a uma vaga.

Na carreira de um programador, o famoso nível de senioridade envolve diferentes habilidades técnicas, competências comportamentais, assim como o tempo de experiência prática.

Em um projeto de desenvolvimento de software, por exemplo, existem tarefas com diferentes níveis de complexidade. Sendo assim, o mercado de programação oferece vagas para desenvolvedor júnior, pleno e sênior.

Neste conteúdo, abordaremos a diferença entre esses níveis e o que um Ddev pode fazer para impulsionar sua carreira. Continue a leitura.

Desenvolvedor júnior

O desenvolvedor júnior é o profissional recém-formado ou que ainda não adquiriu experiências com projetos de maior complexidade. Normalmente, este Dev se dedica a tarefas mais básicas dentro de um projeto e precisa de um profissional mais experiente para norteá-lo.

O ideal é que esse desenvolvedor júnior cresça e adquira mais experiência ao ser supervisionado por programadores mais experientes. Esse aprendizado pode acontecer de forma natural ou coordenada, seja no dia a dia de trabalho, durante a revisão de tarefas, explicações ou com a solução de problemas.

Também é comum que o desenvolvedor júnior se especialize inicialmente em uma linguagem de programação, afinal, ele ainda não teve o tempo necessário para amadurecer em várias linguagens.

Se você é um desenvolvedor júnior, leia o artigo que publicamos sobre o que o mercado exige desse nível de senioridade. É só clicar aqui.

Desenvolvedor pleno

Já o desenvolvedor pleno carrega uma experiência mais significativa. Normalmente, esse nível de senioridade envolve, em média, mais de 5 anos na mesma área. A ideia é que com isso o programador esteja pronto para tomar decisões estratégicas, mesmo que ainda conte com um supervisor nível sênior para auxiliá-lo (a supervisão não precisa ser constante).

Em outras palavras, esse profissional já desenvolveu muitas linhas de código e já consegue lidar com demandas mais desafiadoras. Vale lembrar que a diferença entre um júnior e um pleno envolve muito mais do que experiência. Normalmente, o dev pleno responde com eficiência os diferentes estágios do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Documentação, análise e testes são algumas das habilidades envolvidas.

Desenvolvedor sênior

Quando falamos de um desenvolvedor sênior, nos referimos a um profissional que normalmente possui mais de 10 anos de experiência. O dev sênior é mais ativo em reuniões envolvendo lideranças, diretorias e coordenação. Além disso, recebem demandas que exigem decisões mais estratégicas e um nível bem maior de expertise.

Programadores desse nível costumam assumir cargos de liderança e coordenação dentro das empresas, servindo até mesmo como referência técnica, suporte e inspiração para os profissionais mais jovens.

Por isso, um desenvolvedor sênior acaba aprendendo sobre a área de gestão, se especializando na liderança de equipes de tecnologia e na coordenação de projetos de alta complexidade. Além disso, possui maior capacidade em lidar com prazos e maior agilidade para solucionar problemas.

Podemos concluir que o desenvolvedor sênior é aquele programador que já passou por tudo que se possa imaginar e sabe por quais caminhos o time deve seguir, servindo como um mentor para a equipe. É o especialista capaz de dar conselhos práticos, resolver problemas em todas as pontas de um projeto, além de se comunicar diretamente e estrategicamente com clientes.

Mentoria para alavancar a carreira como programador

O apoio de mentores para auxiliar no impulsionamento da carreira tem se tornado uma alternativa cada vez mais eficaz. Afinal, contar com desenvolvedores mais experientes para tirar dúvidas e te deixar mais seguro em relação a solução de problemas é uma grande vantagem.

A ajuda de mentores serve tanto para quem está iniciando na programação e ainda está inseguro em relação a busca pelas primeiras oportunidades, quanto para quem se sente estagnado, inseguro e deseja impulsionar a carreira.

Está em busca de uma mentoria para acelerar seu crescimento na carreira de programador?

Clique aqui e conheça o Mentor Class agora mesmo. Nossas mentorias são incríveis e visam realmente te preparar para os maiores desafios do mercado. Uma excelente oportunidade para quem quer ir em busca de um próximo nível.