Não é novidade para ninguém que o inglês é uma linguagem universal. Quando o assunto é programação, este idioma se torna ainda mais importante, afinal, no mundo da tecnologia, a maior parte dos documentos técnicos, tutoriais, livros, ferramentas e metodologias estão em inglês.

Podemos dizer que o inglês é uma peça chave para o programador que busca desenvolvimento contínuo e maior sucesso em sua carreira. Quem sabe trabalhar com essa linguagem universal acaba saindo na frente diante das oportunidades do mercado e também do aprendizado. Em um mercado tão competitivo, é um diferencial impossível de ser ignorado.

Além disso, existem ainda outros motivos que fazem o inglês ser tão importante no dia a dia de um programador. E se você pensa que é impossível aprender inglês e programação ao mesmo tempo, está muito enganado. 

Leia este artigo para ficar por dentro do assunto e não desperdiçar oportunidades.

Razões para um programador aprender inglês

Bom, dizer que o inglês é uma condição necessária pode ser um exagero, mas é inegável que um programador precisa conhecer bem este idioma para se destacar no setor de TI. Veja algumas das principais razões:

Codificação

Além dos códigos serem escritos em inglês, os comandos são baseados em termos-chave da língua. Dessa forma, a familiaridade com este idioma facilitará as coisas. No momento de compilar e executar um software, por exemplo, é bem provável que os possíveis erros que surgirem estejam em inglês também. Ou seja, não tem para onde correr.

É por isso que a documentação das linguagens normalmente estão disponíveis em inglês. Se o desenvolvedor precisa buscar uma nova solução para algum problema, ele certamente encontrará um guia na documentação principal e o seu nível de compreensão deste idioma impactará no processo.

 

Materiais

Sabemos que materiais de aprendizagem, como conteúdos audiovisuais e tutoriais existem em diferentes idiomas, incluindo o português, por exemplo. Com a acessibilidade gerada pela internet, você rapidamente pode encontrar bons materiais disponíveis em nosso idioma.

Entretanto, é importante citar que tutoriais e materiais em inglês normalmente trazem uma profundidade ainda maior sobre novas tendências e tecnologias, por exemplo. Quando surge uma novidade no mundo de TI, é certo que as primeiras informações serão compartilhadas em inglês.

Por isso, quando você aprende inglês você sai na frente e absorve de forma mais ágil e natural os novos conhecimentos disseminados na comunidade Dev.

Comunidade de desenvolvedores

Por falar em comunidade Dev, aprender inglês te permite interagir, aprender e compartilhar dúvidas e informações com especialistas do mundo todo. Dessa forma, este idioma, além de te ajudar a se posicionar de forma competitiva no mercado, abre portas para novas oportunidades, parcerias e networking.

Mercado de trabalho

Além de tudo que citamos acima, o estudo da língua inglesa abre novas possibilidades para você explorar, como oportunidades de emprego até mesmo fora do país. Muitas startups expandem seus negócios para fora do país e demandam profissionais com este idioma. Além disso, o inglês pode abrir caminho para que você trabalhe para empresas estrangeiras, muitas vezes até sem precisar sair do Brasil, através do home office.

Não estamos falando aqui que o sucesso profissional de um programador depende apenas disso, mas programação + inglês e um desenvolvimento contínuo de skills e soft skills, com o tempo, resultará em melhores posições, com salários mais atraentes e situações mais vantajosas.

O que fazer?

Aprenda enquanto estiver programando

A programação está completamente envolvida com o inglês. O frequente convívio com o mundo da programação facilitará o aprendizado. Estudar o idioma enquanto aprende a programar também é uma excelente alternativa, visto que as duas coisas se completam.

Consuma conteúdos

Outra dica relevante nesse momento de aprendizado é ler e ouvir conteúdos sobre a área da tecnologia. Com o tempo, você vai criando familiaridade com termos e conceitos do idioma, o que irá facilitar seu dia a dia de trabalho na programação.

Existem diferentes artigos, vídeos e podcasts que abordam questões técnicas e metodologias envolvendo programação. Consumir este conteúdo pode ser um desafio no início, mas será muito proveitoso.

Use ferramentas

Uma outra prática que pode ajudar é o uso de ferramentas como aplicativos que facilitam o estudo. Alguns sites e apps disponibilizam exercícios práticos que podem contribuir no aprendizado de novos conceitos. Além do uso de dicionários online, é claro. É interessante se envolver completamente com o novo idioma. Você pode experimentar trocar o idioma do seu celular, do computador e realmente passar por uma imersão.

Estude na Arnia!


Se você pretende aprender programação e já quer se preparar para se destacar no mercado de trabalho, a Arnia é a melhor alternativa. Além de te formar como um excelente programador, a Arnia prepara você para as principais oportunidades do mercado.

Com um curso de programação focado em JavaScript, principal linguagem de programação usada no mercado, além de aulas voltadas para o desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills) e inglês, em 12 meses a Arnia te prepara para o mercado.

E não podemos nos esquecer da melhor parte. Se você não tem dinheiro para começar a estudar agora, a Arnia financia o seu aprendizado e você só paga depois que estiver formado e recebendo uma remuneração de pelo menos R$2.500,00. Em outras palavras, estude agora e pague depois!

Você não pode deixar uma oportunidade como essa passar. Clique aqui, faça sua inscrição ou entre em contato para tirar dúvidas.