A programação se tornou um dos destinos mais desejados para quem busca uma transição de carreira. Muitas pessoas se interessam em migrar para a área de TI por conta de suas diversas vantagens. Entretanto, a rotina de desenvolvedores e de quem estuda programação também envolve uma série de desafios, que requerem o mais alto nível de concentração e foco. Nesse cenário, a prática de Mindfulness surge como uma boa solução.

No nosso dia a dia, por exemplo, existem diversos elementos e acontecimentos que desviam a nossa atenção. Em outras palavras, não é fácil se manter 100% atento à execução de uma tarefa, principalmente quando recebemos outros estímulos.

Essa falta de concentração e uma mente sobrecarregada pode afetar não só a vida pessoal, mas também a área profissional. Como a programação envolve tarefas de maior complexidade e que exigem uma verdadeira imersão do dev, cuidar da mente é fundamental para ter sucesso nessa carreira.

Interessado no assunto? Continue a leitura e veja como o Mindfulness pode ajudar no dia a dia de um programador.

O que é Mindfulness?

Basicamente, Mindfulness, ou atenção plena, é o exercício de estar no momento presente da forma mais consciente possível. Ou seja, nada daquele piloto automático enquanto executa as atividades. A ideia é manter sua atenção em cada movimento, ambiente, situação, a começar pela respiração.

A prática consiste em você deixar de lado as distrações e pensamentos externos para conseguir viver plenamente a situação presente, de forma intencional. São como técnicas que conectam ação e pensamento. Na psicologia, o Mindfulness também é conhecido como “Atenção Plena”. Nesse caso, o psicólogo trabalha a disciplina da mente com o intuito de aumentar o foco.

Se você é desenvolvedor ou está iniciando na programação, certamente já conseguiu imaginar o quanto esta prática pode ser benéfica para a rotina de trabalho. Vamos falar mais a respeito disso!

Mindfulness na programação

A prática de Mindfulness permite que o desenvolvedor seja cada vez mais consciente no tempo presente, saindo do automatismo criado pela alta quantidade de demandas, curtos prazos e excessos de cobranças.

“Atualmente, vivemos uma vida de rotinas. Levantamos de manhã, tomamos o nosso café, tomamos um banho, vamos ao trabalho e não percebemos o quanto estamos sendo automatizados. O exercício de Mindfulness nos permite retornar para nós mesmos e aproveitar o tempo presente conforme ele se apresenta. É uma oportunidade que oferecemos aos nossos alunos nos intervalos das aulas, no meio de novos aprendizados e de uma pressão que “o novo” propõe. Oferecemos ao aluno a experiência de Mindfulness com o objetivo de cuidar da sua saúde mental e de seu desenvolvimento como profissional”, conta Verônica Carvalho, professora da Arnia.

Quando o desenvolvedor foca no momento presente, ele consegue pensar em novas ideias e soluções com maior facilidade. Além disso, esse cuidado com a saúde mental promove maior produtividade e eficiência, impactando na qualidade dos projetos.

Veja mais benefícios do Mindfulness para desenvolvedores:

  • Ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Facilita a prática de empatia;
  • Aprofunda o autoconhecimento;
  • Aumenta a capacidade de concentração;
  • Contribui para o controle do estresse e da ansiedade;
  • Reduz riscos de insônia;
  • Contribui para os relacionamentos pessoais;
  • Abre portas para a criatividade; entre outras.

Vale lembrar que um dos maiores objetivos da Arnia é preparar seus alunos para as oportunidades e desafios do mercado de trabalho, para que os mesmos possam viver da programação.


Sendo assim, além de ensinarmos os alunos a desenvolverem software, trabalhamos em competências comportamentais e Mindfulness para que o Dev recém formado tenha uma boa estrutura para iniciar uma carreira de sucesso.

Deseja se tornar um programador ou investir em uma mentoria para impulsionar a sua carreira?  Conheça a Arnia agora mesmo ou clique aqui para falar com um especialista.

Na Arnia, você pode estudar primeiro e pagar depois, somente quando estiver trabalhando e recebendo R$2.500 por mês. É a oportunidade que você estava esperando para uma transição de carreira bem sucedida.