O desenvolvimento de softwares se tornou peça crucial na modernização e no crescimento de empresas no mundo todo. Com isso, a grande demanda do mercado de TI segue crescendo em uma velocidade cada vez mais alta.

Com startups e grandes organizações contratando programadores, engenheiros de software e outros profissionais da área a todo vapor, o setor de TI se consolidou como uma das alternativas mais promissoras para quem busca uma transição de carreira bem sucedida.

Segundo uma pesquisa realizada pelo RH EDC Group, cerca de 53% dos profissionais brasileiros desejam mudar de área de atuação. Nesse contexto, a área de tecnologia é a mais almejada.

Se este é o seu caso e se já passou pela sua cabeça ser um programador de sucesso, não se preocupe. Neste conteúdo, listamos algumas práticas que podem colaborar muito para esse tipo de transição de carreira. Continue a leitura e aproveite a oportunidade.

Conheça mais sobre como é uma carreira em TI

É muito importante reservar um tempo para de fato entender como funcionam as carreiras e possibilidades dentro da área de tecnologia. Pesquise mais sobre o desenvolvimento de softwares, quais profissionais são envolvidos no processo, o dia a dia de empresas e startups de tecnologia, entre outros aspectos.

Listamos aqui alguns especialistas que trabalham na área:

  • Programadores;
  • Cientista de dados;
  • Analista de Business Intelligence;
  • Gestor de projetos;
  • Product Owner;
  • Product Managers;
  • UX/ UI designer;
  • Engenheiros de software; entre outros.

Se você puder conversar com programadores e profissionais que já possuem experiência na área será melhor ainda. Dessa forma, você saberá exatamente que tipo de oportunidade e desafio pode te esperar. Vale lembrar que muitas pessoas acabam romantizando o setor, trazendo uma falsa sensação de que as melhores vagas de emprego irão “cair do céu”. O TI é realmente uma área incrível e repleta de alternativas, entretanto, requer dedicação e muito comprometimento.

Prepara-se para nunca parar de estudar

Isso não quer dizer que você ficará para sempre em um curso de capacitação técnica. Na verdade, você pode aprender de forma rápida e profunda com o apoio de ótimas empresas e professores. O que queremos dizer aqui é que o setor de tecnologia está em constante evolução. Todos os dias são repletos de novidades e, por isso, seus profissionais devem estar sempre se atualizando.

É preciso ressaltar que novas tecnologias surgem a todo momento, linguagens de programação se tornam obsoletas e outras tomam o seu lugar, novas ferramentas e metodologias são implementadas, enfim. Cuide muito bem da sua saúde e se prepare para entrar em um mundo de aprendizagem e crescimento contínuo.

Se relacione com pessoas da área

Como afirmamos anteriormente, conversar com pessoas da área pode ser fundamental para a assertividade de suas escolhas. Nada melhor do que ouvir experiências de quem vive diariamente os desafios de TI. Além disso, uma rede de relacionamento com pessoas ligadas à tecnologia te ajudará a entrar nesse mercado com mais clareza e objetividade.

Em TI, o networking é ainda mais importante, visto que os profissionais desse setor estão constantemente aprendendo, trocando novos conhecimentos e informações. Conhecer pessoas que já trabalham na profissão que você almeja pode ser o primeiro passo para grandes oportunidades.

Aprenda com quem está preparado para te ajudar na transição de carreira

Antes de sair buscando vagas sem aprender ou refinar o seu conhecimento, é mais do que necessário investir tempo e dedicação em sua capacitação técnica. Se você deseja aprender a programar, por exemplo, e almeja viver de programação, opte por um curso que de fato te prepare para o mercado de trabalho de forma profunda, rápida e efetiva.

Começar um novo curso pode ser desafiador, mas com os professores e especialistas certos, orientando você e te preparando para o mercado, você pode enxergar cada vez mais possibilidades e talvez até mesmo conseguir um emprego na área antes mesmo de concluir o curso. Isso dependerá muito de suas escolhas, dedicação e, também, da capacidade da escola que está te formando.

Conheça a Arnia e dê o primeiro passo

A Arnia não é simplesmente uma “escola de programação”. É uma empresa especialista no desenvolvimento de softwares e em ensinar a desenvolver softwares. Na Arnia, temos uma metodologia que agrega valor ao aluno enquanto ele estuda e o prepara para todos os desafios que o mercado irá propor.

Queremos entregar ao aluno de programação tudo o que ele precisa para concluir o curso programando e pronto para se inserir no mercado com relevância.

Não colocamos centenas de alunos em nossas turmas de programação. Ao contrário, estabelecemos um limite de cerca de 30 alunos. Acreditamos que com uma turma reduzida, o professor poderá se dedicar de forma mais efetiva às necessidades de aprendizagem do estudante e ao mesmo tempo os alunos terão maior espaço para se engajarem nas aulas, tirarem suas dúvidas e intensificarem o aprendizado. Na Arnia, o aluno recebe uma educação de impacto.

Nosso curso de programação também ensina inglês aos alunos. Entendemos que este idioma é muito importante para a profissão de programador e, ao mesmo tempo, um diferencial para que este aluno possa se preparar para o mercado e alavancar sua carreira através de novas possibilidades que se abrem com esta linguagem universal.

E por último, se você busca uma transição de carreira, deseja se tornar um programador de sucesso, mas está sem dinheiro para investir neste exato momento, não se preocupe. Na Arnia é possível você estudar primeiro e pagar depois!

A Arnia financia a sua transição de carreira para programação e você só paga quando estiver trabalhando e recebendo no mínimo R$ 2.500 por mês. Parece até mentira, não é mesmo? Saiba que é real e você pode conferir tudinho em nosso site e em nossas redes sociais. Já temos diversos alunos sendo impactados por esta oportunidade e já presenciamos histórias incríveis.

Faça como esses alunos, clique aqui e dê o primeiro passo para sua transição de carreira na Arnia.