Se você é desenvolvedor e trabalha como freelancer ou PJ, sabe que a contabilidade pode ser um desafio. Além de ser necessário lidar com as responsabilidades profissionais e projetos, é preciso manter a organização financeira em dia para evitar problemas futuros. Ou seja, além de gerenciar bem o tempo e os projetos, ter uma boa contabilidade faz toda a diferença.

Neste cenário, se você enfrenta desafios contábeis ou precisa melhorar a sua gestão enquanto trabalha como freelancer ou PJ, não se preocupe. Existem dicas simples que podem ajudar a manter suas finanças em ordem e a reduzir a carga de trabalho relacionada à contabilidade. 

Produzimos este conteúdo especialmente para compartilhar dicas de contabilidade para desenvolvedores freelancers ou PJ. Leia o artigo completo e aproveite para cuidar melhor das suas finanças e garantir o sucesso da sua carreira ou negócio.

Qual a diferença entre desenvolvedor freelancer e PJ?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que, desenvolvedor freelancer e desenvolvedor PJ (pessoa jurídica)são formas diferentes de trabalhar com desenvolvimento de software. A principal diferença entre essas modalidades é a forma como o Dev presta seus serviços e como é remunerado por eles.

Um desenvolvedor freelancer é um profissional autônomo que presta serviços de desenvolvimento de software para diferentes clientes, sem ter um vínculo empregatício com nenhum deles. O freelancer geralmente é contratado para projetos específicos, podendo ter mais flexibilidade na escolha dos projetos que deseja trabalhar. Além disso, ele é responsável por gerir seus próprios horários, trabalhar em sua própria estrutura e lidar com a administração das suas finanças e tributos.

Por outro lado, o desenvolvedor PJ é um profissional que trabalha através de uma empresa que ele próprio abriu ou como sócio em uma empresa já existente. Nessa modalidade, o desenvolvedor é contratado como pessoa jurídica para prestar serviços de desenvolvimento de software para outros negócios. A empresa que o desenvolvedor PJ possui é responsável por gerir as finanças, tributos e administrar os projetos de desenvolvimento de software.

A escolha entre trabalhar como desenvolvedor freelancer ou PJ depende das preferências e necessidades do profissional. O desenvolvedor freelancer tem mais liberdade na escolha de projetos, horários e locais de trabalho, mas também tem menos segurança financeira e precisa arcar com todas as suas despesas e impostos. Já o desenvolvedor PJ pode ter mais segurança financeira, benefícios, entre outras coisas seguradas em contrato, mas também tem mais obrigações legais e administrativas, e menos flexibilidade na escolha de projetos.

Dicas de contabilidade para desenvolvedores

O que podemos concluir é que em ambos casos é necessário lidar com obrigações legais, contábeis e administrativas. Por isso, listamos algumas dicas para você.

Mantenha um controle financeiro

Mantenha um controle rigoroso das finanças, registrando todas as receitas e despesas em uma planilha de Excel, por exemplo. Isso ajudará a ter uma visão clara da situação financeira do seu negócio e a tomar decisões mais assertivas.

Separe o trabalho de suas finanças pessoais

É importante manter as suas finanças pessoais separadas das finanças do seu negócio, tanto para controle contábil como para garantir a saúde financeira do seu negócio.

Entenda as suas obrigações fiscais

Como freelancer ou PJ, é importante entender as suas obrigações fiscais, como o recolhimento de impostos e a entrega de declarações. Você pode pedir orientações de um especialista ou contar com uma contabilidade especializada para desenvolvedores. Assim, resolverá tudo de forma mais prática e sem o risco de erros.

Fique atento às deduções fiscais

Como freelancer ou PJ, você pode ter direito a deduções fiscais relacionadas às despesas do seu negócio, como a compra de equipamentos, aluguel de escritório e transporte. Fique atento a essas deduções para reduzir a sua carga tributária. 

Registre corretamente suas despesas

Faça o registro correto de todas as despesas do seu negócio, incluindo as despesas relacionadas a viagens, hospedagem, alimentação, equipamentos e softwares. Isso ajudará a garantir que você possa deduzir essas despesas adequadamente quando calcular seus impostos.

Conte com uma contabilidade

Se você entende que tudo isso tomará muito tempo de seus projetos e pode até mesmo tirar o seu foco, você pode optar por contar com uma contabilidade específica para desenvolvedores. Dessa forma, você terá o apoio de contadores experientes e poderá focar sua energia e tempo no andamento de seus projetos.

Além disso, contar com uma contabilidade especializada é essencial para desenvolvedores que buscam garantir a saúde financeira do seu negócio e evitar problemas legais e fiscais. 

Além de oferecer suporte na gestão de impostos e na elaboração de contratos, um contador especializado pode ajudar o desenvolvedor a entender as particularidades do seu ramo de atividade, otimizando sua gestão financeira e permitindo que ele se concentre em sua expertise técnica. É um investimento que pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua carreira.