Aprender programação é uma excelente alternativa para quem deseja impulsionar ou mudar a carreira. Com o setor tecnológico cada vez mais em alta, trabalhar com o desenvolvimento de softwares se tornou um grande desejo para muitos brasileiros. Entretanto, nesse processo, não basta apenas se inscrever em uma escola de programação. É fundamental optar por um curso que ensine de uma forma realmente eficaz.

Tão importante quanto absorver toda a base teórica de um curso de programação é você concluir o curso sabendo executar tudo o que foi compartilhado de forma prática, se colocando à disposição do mercado de forma relevante. Por isso, faz toda a diferença priorizar cursos com metodologias e estratégias capazes de preparar você para o mercado de trabalho.

Se você busca novas oportunidades ou uma transição de carreira através da programação, provavelmente já se imaginou sendo bem remunerado e vivendo de programação, não é mesmo? Com um curso que te ensina a desenvolver softwares e ao mesmo tempo te prepara para as oportunidades do mercado, isso é possível.

Veja como funciona o processo de ensino e aprendizagem na Arnia e quais práticas são executadas para potencializar a preparação dos alunos.

O que são processos de ensino e aprendizagem?

Existem metodologias e estratégias que guiam as ações práticas relacionadas ao processo de aprendizagem. Basicamente, todo curso possui uma linha pedagógica que estabelece as diretrizes que vão nortear o ensino durante um curso ou aula.

Essas linhas pedagógicas ou esses métodos usados para ensinar, podem tanto ser implementados individualmente por profissionais quanto por instituições de ensino. Também é importante ressaltar que aprendizagem é um processo associado ao desenvolvimento pessoal, onde competências técnicas, comportamentais, conhecimentos e valores são adquiridos ou modificados através de experiências, estudos, raciocínios, aulas práticas e teóricas.

Enfim, a verdade é que existem diferentes formas de ensinar. Na Arnia, organizamos as aulas de programação de uma forma em que o aluno não progride no curso carregando dúvidas ou incertezas. Nos importamos com esse processo e queremos que o aluno evolua de aula para aula sem deixar aprendizados valiosos para trás. Por isso, definimos nossos métodos e prioridades e organizamos nosso curso dentro do que chamamos de educação de impacto.

O que chamamos de educação de impacto?

Muitas pessoas investem tempo e dinheiro em cursos relacionados a tecnologia e programação, passam anos estudando e mesmo assim, infelizmente, saem da formação despreparados para as demandas e desafios do mercado.

Na Arnia, acreditamos que é possível aprender programação em 1 ano e para que isso ocorra de forma assertiva adotamos práticas estratégicas que já fizeram a diferença na formação de alunos.

Para você ter uma ideia, com a nossa educação de impacto já tivemos alunos que aprenderam a programar e conseguiram o primeiro trabalho na área antes mesmo do fim do curso. Tudo isso porque caminhamos com teoria e prática lado a lado, sem ignorar as necessidades e dificuldades no processo de aprendizagem do aluno.

Ensino focado no mercado de desenvolvimento

Muitas pessoas passam anos estudando programação e ainda assim chegam inseguras e cheias de dúvidas no mercado de trabalho. É claro que é comum enfrentar desafios e dificuldades no início de carreira, afinal, estamos falando de uma área repleta de assuntos complexos.

Entretanto, quando você aprende a programar em um curso que foca naquilo que o mercado pede e espera dos profissionais e te prepara para essas demandas, é muito mais fácil se adaptar e conseguir um emprego no setor.

Na Arnia, ensinamos aos alunos tudo que eles precisam para iniciar a carreira com êxito e conseguirem ter renda através da programação. Somos uma empresa especialista em fazer software e em ensinar a fazerem software. Por isso, sabemos que o mercado exige mais do que certificados.

Um dos métodos da Arnia envolvidos nesse processo é ensinar aos alunos uma linguagem de programação de forma profunda, em vez de ensinar muitas linguagens de maneira rasa e apenas teórica. Em outras palavras, o curso é focado em JavaScript, uma das linguagens mais demandadas do mercado. O propósito é ensinar JavaScript a fundo, de modo que o aluno aprenda a desenvolver um software do início ao fim usando esta linguagem.

Dessa forma, com o aluno aprendendo uma linguagem de programação de forma profunda, ele pode se encaixar em muitas vagas disponíveis no mercado, já que existem muitas empresas e projetos carentes de profissionais com essa competência. É importante ressaltar que, apesar do curso ser focado em JavaScript, os alunos também aprendem sobre outras tecnologias e recursos.

Turmas reduzidas, com aulas presenciais e online

Para aprender a programar de forma prática e eficiente, é necessário que o aluno esteja presente de “corpo e alma” nas aulas. Em outras palavras, é importante estar de fato imerso nos conteúdos abordados para extrair o máximo do curso.

Muitas pessoas não conseguem ter a mesma atenção e imersão assistindo a aulas gravadas. Por isso, temos aulas online, em tempo real, e também presenciais. Podemos ver de perto a maior eficiência de turmas reduzidas, de no máximo 30 alunos, onde diferente de turmas com 100 ou 150 alunos, o professor pode dar a atenção necessária para o desenvolvimento do estudante e ao mesmo tempo a interação e o envolvimento da turma acaba sendo maior.

Quando o professor promove essa interação com a turma, o aluno aprende com o professor e também aprende com o colega. Além de toda a dinâmica das aulas serem voltadas para esse ensino compartilhado, a resposta para a dúvida de um pode ser a resposta para dúvida de outro.

É importante dizer que as aulas online não impedem de disseminar esse tipo de prática, já que as aulas são realizadas com todas as pessoas envolvidas de “câmera aberta” para que tanto o aluno quanto o professor tenham o máximo de imersão durante o decorrer do curso. Isso também possui um grande impacto no processo de aprendizagem.

Ensino com intensidade 

Como mencionamos anteriormente, nosso foco é preparar profissionais para o mercado de programação. Para isso, ensinamos a programar em um período de 1 ano. Isso só é possível graças ao que chamamos de intensidade, em que é compartilhado muita coisa e um curto espaço de tempo.

Essa sintonia entre professor e aluno, a interação durante as aulas presenciais, além das câmeras abertas durante a aula online e atividades práticas dinâmicas é muito benéfica para o processo de aprendizagem. Sabemos que intensidade não é necessariamente rapidez. Ser intenso é você caminhar sem pressa, mas sem pausa, de forma contínua e eficaz.

Com esse propósito, a Arnia organiza o dia de aprendizagem do aluno com uma aula teórica com um pouco de prática e outra aula prática com revisão teórica. Este mesmo aluno recebe uma aula extra se ao fim do dia não tiver entendido a matéria. Quando mais alunos não compreendem o que foi ensinado, a aula é repetida para que todos não avancem com a aprendizagem prejudicada. O intuito é que o aluno realmente aprenda e desenvolva o que foi compartilhado.

Soft Skills

Atualmente, para o mercado, não basta saber programar. As Soft Skills, ou seja, as competências comportamentais estão cada vez mais valorizadas pelas empresas que entendem a importância de terem profissionais de alta performance.

Sabendo dessa realidade, a Arnia investe no desenvolvimento dos alunos nessas habilidades comportamentais, como comunicação, criatividade, empatia, inteligência emocional, entre outras. Isso fará toda a diferença na busca desses novos programadores  por oportunidades no mercado.

Graças ao mercado de TI cada vez mais aquecido e o desenvolvimento de software mais comum dentro das empresas, podemos afirmar que estudar programação é uma excelente alternativa para quem busca alavancar ou uma transição de carreira.

Se você deseja aprender a programar e se preparar de fato para o mercado de trabalho, opte por um curso que viabilize esse tipo de aprendizado e inserção.

Na Arnia, além de encontrar uma metodologia de ensino realmente eficaz, você pode estudar agora e pagar depois, somente quando estiver sendo remunerado com no mínimo R$2.500 por mês.

Ou seja, a Arnia investe no seu sonho! Clique aqui e veja como a Arnia pode te deixar pronto para viver de programação.